O raio da inflação encolhe o nosso dinheiro

Introdução

Inflação ou Índice de Preços no Consumidor (IPC), esse bicho papão que abre notícias e que faz encolher o valor do nosso dinheiro. Sim, se os juros aumentam o valor do nosso dinheiro, a inflação tem a capacidade de encolher o valor do nosso dinheiro. Se não percebeu bem a última frase, leia o resto do artigo para perceber como o raio da inflação encolhe o nosso dinheiro.

Inflação. Dinheiro a encolher. Como a inflação encolhe o  nosso dinheiro

O que é a inflação

A inflação é um fator que indica o quanto o preço de um bem ou serviço ou o preço de um cabaz de bens e serviços, aumentou num determinado período.

Vejamos o exemplo abaixo:

A 31 de dezembro de 2000 um quilograma de maçãs custava 1,60 euros e a 31 de dezembro de 2021 esse quilo de maçãs custava 1,90 euros.

Isso significa uma variação no custo de 0,30 euros que representa um fator de 18,75% de inflação no preço da maçã.

A fórmula simples é:

                                             % Inflação = ( Variação de preço / Preço inicial )  x 100

sendo um exemplo é simplista para você perceber como se calcula a inflação no fim do período.

O que é o Índice de Preços no Consumidor

Agora em vez da maçã, arranje um cabaz com tudo o que você consome num mês e calcule o valor disso nas duas datas e faça as contas. O resultado será a inflação sofrida pelo seu cabaz de compras. Chama-se Índice de Preços no Consumidor e contém entre outros, alimentação e energia, dois fatores muito importantes para as famílias.

Como o dinheiro perde valor

E agora para algo diferente, que quantidade de maçãs conseguimos comprar a 31 de dezembro de 2021  com os mesmo 1,60 euros ? Ou seja como é que variou o valor do seu dinheiro ?

Simplificando: Se um quilograma de maçãs custava no fim de 2021 1,90 euros, com 1,60 euros eu só consigo comprar aproximadamente 840 gramas de maçã. A 31 de dezembro de 2021,  o seu dinheiro passou a valer as 84% do que valia antes a 31 de dezembro de 2020.

A formula simples é :

                              % Valor do Dinheiro = (Preço inicial / Preço Final ) *100  

Acho que com esta explicação já ficamos com uma ideia de como a inflação é calculada e qual o efeito no dinheiro. De uma forma geral, os bens e serviços aumentam de valor e o dinheiro perde valor e é assim que o raio da inflação encolhe o nosso dinheiro.

Como contrariar a inflação

Para contrariar o efeito da inflação precisamos de rentabilidades liquidas iguais ou acima da taxa de inflação. Sim, no nosso exemplo, para recuperar o valor do dinheiro de 84% para 100% precisamos de anular a taxa de inflação de 18,75% com algum tipo de rendimento financeiro cuja rendibilidade liquida de impostos seja igual a 18,75%. E se quisermos que o valor cresça, essa taxa terá que ser superior a 18,75%.

A realidade

Olhando agora para a realidade, estamos em junho de 2023 e o Instituto Nacional de Estatística tem no seu site o IPC total de maio a 3,98%. Significa que desde o último ano a média dos preços subiu 3,98%. No mesmo quadro e que interessa de sobremaneira, está a coluna ‘Produtos alimentares não transformados’ que tem o valor para Portugal de 8,91 %. Isto indica que os produtos frescos tiveram uma inflação muito mais alta que o resto dos produtos e serviços. Já agora, a coluna de produtos energéticos está a -15,47% o que indica uma descida no preço geral da energia no último ano.

 Portanto, hoje, em junho de 2023 para anular o efeito da inflação geral de 3,98% precisamos de ter o dinheiro aplicado em produtos financeiros que garantam no mínimo um retorno liquido depois de impostos de 3,98% ao ano.

Conclusão

É inútil combater a inflação. No entanto isso não quer dizer que não façamos nada para contrariar o seu efeito na nossa vida. E a melhor forma de a combater é comprar mais barato e investir constantemente o restante em produtos com taxas liquidas acima da taxa de inflação.